Este faz parte da minha jornada como estudante do Bootcamp de UX/UI Design da Ironhack São Paulo....
Ao iniciarmos o Bootcamp de Design UX/UI, um dos primeiros aprendizados é que vamos criar e aprimorar elementos que compõem uma experiência, e isso se concretiza com um objetivo: ter empatia pelo usuário.

O projeto #1 do Bootcamp da Ironhack São Paulo  foi escolher um dos wicked problems, entender as dores das pessoas e desenvolver uma solução no prazo de 3 semanas.

O tema escolhido por mim, Renata, Uilliam Sirqueira  e Gabriela Del Matto  foi o Alimentação — Produtos Naturais e Orgânicos . Mesmo que o tema seja abrangente e as dores e opções de solução sejam imensas, optamos por sair do óbvio, não nichar demais em alimentos orgânicos e assim conseguir pensar fora do bolha de apps de entrega de comida saudável.

💭O processo
Mapa de empatia
🕵🏻‍♀️Por ser o nosso primeiro processo de Design Thinking, o Discovery começou tímido, mas foi de grande importância, pois com ele conseguimos identificar oportunidades e descartar alguns caminhos. O foco do projeto ainda não estava claro, e foram necessárias algumas reuniões para alinhar o que seria feito.

💡Nestas reuniões de brainstorming identificamos que a Insegurança Alimentar fomentada pela pandemia de Covid-19 nos últimos 2 anos, era algo importante a ser explorado e que o suporte ao pequeno agricultor familiar. E também o expressivo número de pessoas trabalhando em home office e com os benefícios de VR/VA acumulados.
🔍How Might We? — Mas como poderíamos criar de forma simples e eficiente algo tão poderoso quanto uma rede de apoio e suporte à essas pessoas?

O caminho mais seguro a seguir seria então usar estruturas já em movimento, como um Banco de Alimentos, pois a sistemática de trabalho do Banco de Alimentos é muito simples. Os alimentos doados são coletados nos locais e dias indicados pelos doadores. Em seguida, as doações são armazenadas na central de arrecadações e distribuídas à instituições cadastradas no projeto.

Pensamos então em “melhorar o caminho”, o plano inicial seria uma API de doações e captação de recursos para o Banco de Alimentos.

O usuário realizaria uma doação em seu aplicativo de Vale Refeição ou Vale Alimentação, essa doação seria encaminhada para o Banco de Alimentos, que por sua vez realizaria a compra de alimentos produzidos por pequenos agricultores e então realizaria a distribuição para as instituições/comunidades cadastradas.


A persona 
Em uma breve pesquisa no Google descobrimos o perfil médio do brasileiro com tendência a doação, com base nesses dados definimos nossa persona.
📊A pesquisa


Realizamos pesquisar por survey com 15 pessoas e entrevistamos 3 pessoas (2 com perfil de não doador e 1 com perfil de potencial doador)


Assim, identificamos que as pessoas não acessam muitas vezes ao mês seus aplicativos de VR/VA, e sim pontualmente para verificar se o benefício já está disponível ou seu saldo.
Além de preferirem doar tempo/roupas para instituições que conhecem e acompanham em redes sociais. A reputação e destinação da doação também é de extrema importância.


Com base nessas descobertas durante esse processo, optamos por reformular quase que completamente o plano de ação. Mas, que bom que descobrimos essa “falha” cedo, antes de gastar tempo e dinheiro em uma funcionalidade que não agregaria valor ao usuário e ao modelo de negócio, repensamos e voltamos ao quadro branco de ideação inicial.

🤩Reajustando a rota


Com base nas descobertas na pesquisa, migramos da ideia de uma API em aplicativos de benefícios de VR/VA para a criação de um site desktop.


Uma plataforma que possibilita a conexão de pessoas à produtos naturais e produtores familiares, facilitando o acesso ao consumo de alimentos naturais e promovendo a segurança alimentar para todos.
Home: uma breve explicação sobre o que é o Projeto do Banco de Alimentos
História das pessoas impactadas pelas doações para o Banco de Alimentos
Opção de conhecer melhor as instituições que são ajudadas pelo Banco de Alimentos
Fluxo de meios de doação
🔜Próximos passos


O projeto foi um experimento inicial para o problema encontrado. Os próximos passos, caso houvesse tempo, gostaríamos de:
Avaliar viabilidade do negócio: não temos certeza se as organizações e logística são viáveis em uma cidade grande e se a estrutura conseguiria ser mantida à longo prazo;
Testar com usuários: pois não conseguimos validar se o site é o suficiente para convencê-los da legitimidade da causa;
Refinar conceito: protótipo em alta.

🤓Aprendizados
O Design Thinking é um grande aliado quando o nosso conhecimento sobre o assunto é superficial. O processo possui diversas ferramentas para descobrirmos informações relevantes, se tornando um facilitador entre os envolvidos no plano.
Pesquisa qualitativa primária é essencial para empatizar e conhecer as motivações dos usuários
Entrevistas online são importantes e trazem resultados mais ricos de quem são nossos usuários
Não se apegar a ideia inicial pois há surpresas no caminho, e é necessário improvisar e nos adaptar
Confiar no processo e fazer anotações em todas as etapas do processo de design thinking


Fui surpreendida com tantas metodologias diferentes e como elas se relacionavam. No final, tudo fez sentido!
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Obrigada pela leitura :)

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