Desafio: criar um e-commerce para a De Grandi Massas Artesanais
Esta publicação faz parte da minha jornada como estudante do Bootcamp de UX/UI Design da Ironhack São Paulo.
O pequeno empreendedor quase sempre enfrenta muitas barreiras até conseguir se inserir no mundo digital, embora saibam da necessidade de atualização, muitas vezes o investimento é limitado, o que dificulta grandes avanços.

Nossa missão já começou difícil, mas foi unanime na escolha do comércio.

Objetivo: Ajudar uma comércio local a se inserir no mundo on-line para ser mais competitivo no mercado e oferecer incrível experiências de compras para os usuários.
Entrega final: Protótipo de alta fidelidade de um e-commerce em um prazo de 4 semanas.
📚 Sobre o cliente
👩🏻‍ De Grandi Massas Artesanais

A marca nasceu em 2018 com um lema: Sabor, leveza e carinho
A Alissa é quem produz as massas que chegam até os clientes. Formada em Administração e Gastronomia, trabalhou durante 10 anos na área corporativa, com gestão de pessoas. 

Essa proximidade com as pessoas está presente agora de outra forma: fazendo parte das refeições da família de seus clientes. Desde o início do trabalho por aqui, o propósito sempre foi focar em massas artesanais, feitas em microescala, sem adição de aditivos químicos e conservantes. 

Nossa proposta é oferecer um produto de qualidade premium, com uma receita básica, feita com trigo e semolina italianos e ovos caipiras, além de alguns outros ingredientes variados.
Massas Artesanais produzidas com ingredientes Premium
🔍 Pesquisas
🍝 Conversa com a Stakeholder

Tivemos duas conversas com a Alissa, para conhecer o seu negócio e aprofundar nosso conhecimento nos processos de planejamento, produção, logística, atendimento e vendas.

Descobrimos que a Alissa é a principal provedora das massas, está no processo de ponta a ponta e não possui espaço industrial, toda a produção das massas é artesanal e em pequena quantidade.
Ela cria formatos diferentes de massas, tornando-os originais e únicos (ex.: Sofiotti de Gorgonzola), que está em processo de patente.

O atendimento é realizado pelo instagram e pelo whatsapp. Assim nossa grande preocupação e o maior desafio é como automatizar o atendimento através do e-commerce sem perder a humanidade, a originalidade e o acolhimento ao cliente, este último é toque especial da De Grandi Massas.

📝Survey

Com algumas questões para validação em mente partimos para pesquisa sobre as dores do usuário, realizada com a base de clientes da marca através de Survey.

Descobrimos 4 pontos principais:

Os clientes estão satisfeitos com o atendimento, com a qualidade do produto e sua apresentação.
A maioria dos clientes não tem dúvidas sobre o modo de preparo dos produtos da marca.

Os clientes consomem o produto no dia a dia, entre 1 ou 2 vezes por semana, e não apenas em datas especiais.
Os clientes descobrem a marca principalmente por indicação de amigos/familiares e a buscam no instagram ou whatsapp.

Nessa fase, descobrimos que nem sempre existe um problema a ser solucionado, os clientes estavam realmente satisfeitos com o produto e o atendimento.

🥊 Análise de concorrência

Realizamos o processo de benchmarking dos principais concorrentes e algumas marcas que a stakeholder tem como ideal de negócio. Com isso, mapeamos os pontos fortes e ideias a serem adaptadas para a realidade da De Grandi. Também identificamos a oportunidade de fomentar uma nova oportunidade de negócio, o clube de assinaturas de massas, o “De Grandi Lovers”, uma vez que a maioria dos clientes consome o produto em seu dia a dia e não somente em datas comemorativas como acreditávamos inicialmente.

🔗O e-commerce

A falta de “problemas” nos levou então a idealizar uma ferramenta com o objetivo de aumentar o número de encomendas, facilitar a gestão de pedidos no dia a dia e dar mais autonomia ao usuário e visibilidade para a marca. A pedido da Alissa, o foco seria em um público mais regional da cidade de Cascavel — PR.

🔁 User flow

Nosso objetivo era criar um protótipo simples, elegante, dinâmico e fácil de usar. Idealizamos 3 fluxos principais:

-Clientes
-Clube de Assinatura
-Revendedores

Levando em consideração o que o primeiro ponto de contato com a marca é através do Instagram, o fluxo se inicia nele.
Fluxo Cliente: Entra no site pelo link na bio do Instagram e escolher a massa de sua preferência na home nos menus deslizantes, segue para o carrinho e checkout
Fluxo Club De Grandi Lovers: Na home o cliente encontra a chamada do clube de assinaturas, lá encontra a opção do Kit do Mês, adiciona na sacola e segue para o checkout
Fluxo Revendedores: no menu principal é possível encontrar um pequeno cadastro onde parceiros podem manifestar seu interesse em revender os produtos De Grandi Massas
🖥️ Teste de usabilidade

Realizamos 11 testes de usabilidade para validar a arquitetura da informação e a interação dos usuários com a interface.
A fase de testes foi fundamental para a correção de problemas no protótipo, como a dificuldade com o menu em carrossel na home e ajustes mais finos na página dos produtos e no checkout.

🤑Próximos passos

Selecionamos alguns pontos que seriam de grande importância no amadurecimento do projeto e expansão da marca, caso houvesse tempo:
Divulgação dos produtos através de influencers da região e campanhas ADS
Expandir o e-commerce nacionalmente , ela está com planos de crescimento da marca (parcerias; upsell), do local de produção e portfólio de produtos, e atualmente ela trabalha com 14 itens no seu cardápio.
Buscar parceiros para oferecer kits e serviços especiais (ex: vinhos e queijos) em empórios e lojas do nicho de massas frescas e artesanais.
Eventos Gourmet — Experiência de um jantar especial em restaurantes renomados da região.

⭐Principais aprendizados

Aprendemos e aplicamos novas metodologias, realizamos muitas reuniões de ideação, muito benchmarking e pesquisa!

Aprendi que:
- é difícil vencer a tentação de reinventar a roda
- que criar e se manter no “simples” é um grande desafio 
- que eu não sou o meu usuário
- a não levar questões de “ux” para os stakeholders
- não existe “design sozinho” — trabalho em grupo é sensacional, a troca é riquíssima e agrega muito valor a jornada e aprendizagem.

Foi um mês bastante intenso de conteúdo e reuniões, e nossa equipe se mostrou disposta e dedicada. Em um time tão diverso, aproveitamos da melhor maneira o know-how de cada um, com respeito, objetividade e diálogo.
Agradeço meus colegas de sala pela troca, e aos meus professores pela constante orientação e feedback. 


Você tem algum feedback? Entre em contato comigo no LinkedIn .

Obrigada pela leitura :)

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