Este é um case real e desenvolvido por mim, durante minha jornada como estudante do Bootcamp de UX/UI Design da Ironhack São Paulo.

Desafio: criar um modelo de negócio facilmente escalável a partir de uma oportunidade identificado durante a pandemia de 2020.

O Brownie do Pedrinho nasceu oficialmente durante a pandemia de 2020 e rapidamente ganhou clientes apaixonados e assíduos.

Minha missão já começou difícil, qual seria o ponto de melhoria a ser trabalhado? Focar no e-commerce? Melhorar a experiência do cliente com embalagens e logística? Explorar as possibilidades de expansão de um negócio lucrativo, inovador e em nítido crescimento?

Objetivo: Crescimento e consolidação da marca no mercado, sem perder qualidade e uma incrível experiência de compra para os clientes.

Entrega final: Protótipo de alta fidelidade  em um prazo de 6 semanas.

Fundadores: Pedro Enrique Ayres e Eva do Carmo Mariano

📚 Sobre o cliente

O jovem Pedrinho (23 anos) não tinha ideia de que a receita de Brownie da Família, feita para ser vendida para os colegas da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, não só viraria a estrela das aulas, mas também se tornaria um novo negócio. ​

Desde 2017, na cozinha de casa, o amor sempre foi o ingrediente secreto do sucesso. Mas foi só durante a pandemia de 2020, que nascia oficialmente o Brownie do Pedrinho - O melhor Brownie do Mundo.

Preparados Artesanalmente, com ingredientes frescos e selecionados. Fornadas diárias garantem o Brownie fresquinho. O Pedro Enrique e Eva do Carmo são os responsáveis por todo processo de produção dessas delícias.

Hoje os pedidos são realizados pelo cardápio digital:
https://brownie-do-pedrinho.goomer.app/
🔍 Pesquisas
Conversa com a Stakeholder

Tive algumas reuniões com o Pedro e a Eva, para conhecer o seu negócio e aprofundar meu conhecimento nos processos de planejamento, produção, logística, atendimento e vendas.

Descobri que hoje o Pedro é o principal responsável por toda a operação, está no processo de ponta a ponta e não possui espaço industrial, toda a produção é artesanal e em pequena quantidade.
Ele cria sabores exclusivos e diferentes de recheio e cobertura, tornando-os originais e únicos (ex.: Brownie de frutas vermelhas),  e a Eva do Carmo da todo suporte na produção e embalagem dos produtos. A marca está em processo de registro e a ideia é expandir nos próximos anos.

Hoje, o atendimento é realizado pelo instagram e pelo whatsapp, os pedidos são realizados por meio de cardápio digital, mas todo processo de pagamento ainda é manual. Assim uma das preocupações e o maior desafio é como automatizar o atendimento através do e-commerce sem perder a humanidade, a originalidade e o acolhimento ao cliente, este último é o diferencial do Brownie do Pedrinho.

📝Survey

Com algumas questões para validação em mente parti para pesquisa sobre as dores do usuário, realizada com a base de clientes da marca através de Survey.

Descobrimos 4 pontos principais:

- Os clientes estão satisfeitos com o atendimento, com a qualidade do produto e sua apresentação;

- A maioria dos clientes não tem dúvidas sobre como realizar o pedido;

- Os clientes consomem o produto no dia a dia, entre 1 ou 2 vezes por mês e muitos compram para presentear amigos e parentes;

- Os clientes descobrem a marca principalmente por indicação de amigos/familiares e a buscam no Instagram, e que marketing de influência (blogueiras) também é um grande canal

Nessa fase, descobrimos que nem sempre existe um problema a ser solucionado, os clientes estavam realmente satisfeitos com o produto e o atendimento.

🥊 Análise de concorrência

O processo de benchmarking foi feito com os principais concorrentes e algumas marcas que tem semelhança com o negócio. Com isso, mapeamos os pontos fortes e ideias a serem desenvolvidas nos moldes de possibilidades reais para a Brownie do Pedrinho. 

Durante uma das reuniões com o Stakeholder também identifiquei a possibilidade de fomentar uma nova oportunidade de negócio, o escalonamento do negócio por meio de microfranquias familiares home based, o uma vez que conforme mencionado pelo Pedro, durante a pandemia de 2020 uma expressiva quantidade de clientes o procuraram manifestando a vontade de realizar um curso/mentoria e saber a receita de seus brownies. Com a ideia de que tudo que você precisa para começar é "uma cozinha, um fogão e uma batedeira", definimos que o foco do projeto seria esse.

🔗O site

A falta de “problemas” nos levou então a idealizar uma ferramenta com o objetivo de aumentar o número não só de pedidos, mas desenvolver um modelo de negócio facilmente escalável e de baixo custo inicial para os usuários. O foco seria em um público à nível nacional com perfil empreendedor e com vontade em investir no segmento de microfranquias.


🔁 O mundo das Franquias

Era necessário uma pesquisa para entender o cenário do mercado nacional de franquias, abaixo os pontos identificados:

Entendendo o mercado de Franchising Brasileiro

Sabendo que o mercado de franchising brasileiro é forte e aquecido, logo tratei de entrar em alguns grupos sobre o assunto no LinkedIn e assuntar com algumas pessoas despretensiosamente, e tive algumas conversas com micro empreendedores franqueados do setor de alimentos e de chocolates, me trouxe a clareza necessária para colocar a mão na massa e começar a traçar os primeiros passos do processo de ideação e estrutura do modelo de negócio.

Também achei muito conteúdo para me embasar no portal da ABF - Associação Brasileira de Franchising, onde tive acesso a pesquisas de mercado, relatórios sobre os principais setores de franquias e a retomada do crescimento do setor em 2021. Estudei a LEI Nº 13.966, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2019 que regulamenta o setor de franquias, para assim entender as obrigações a serem cumpridas nesse modelo de negócio. 

Tal qual a circular oferta de franquia deverá ser entregue ao candidato a franqueado no mínimo 10 (dez) dias antes da assinatura do contrato ou pré-contrato de franquia ou ainda do pagamento de qualquer tipo de taxa pelo franqueado ao franqueador ou a empresa ou pessoa ligada a este, entre outros critérios importantes para a viabilidade no projeto.

🔁 User flow
O objetivo era criar um protótipo simples, elegante, dinâmico e fácil de usar.

Existem 3 fluxos principais:

-Pedidos
-Quem somos
-Interesse em ser um micro franqueado

Agora te convido a navegar pelo protótipo em alta fidelidade no figma: 

https://www.figma.com/proto/BiqEBs5GeDsNhmMEZWrR9U/Brownie-do-Pedrinho-Landing-Page?page-id=0%3A1&node-id=2%3A0&starting-point-node-id=422%3A1114
🖥️ Teste de usabilidade

Foram 8 testes de usabilidade para validar a arquitetura da informação e a interação dos usuários com a interface.
A fase de testes foi fundamental para a correção de problemas no protótipo, como a dificuldade com o contraste e a falta de algumas informações importantes para aumentar a segurança dos usuários na marca e ajustes mais finos na página dos produtos.

🤑Próximos passos

Esses são alguns pontos que seriam de grande importância no amadurecimento do projeto e expansão da marca:

- Divulgação dos produtos através de influencers para aumentar a prospecção e a confiança da marca diante dos usuários e campanhas ADS

- Login para o cliente acompanhar as etapas do processo de compra da microfranquia

-Codar o protótipo

-Testar com usuários reais

⭐Principais aprendizados

Aprendi e aplicamos novas metodologias de design, foram muitos dias de ideação, muito benchmarking e pesquisa! O protótipo em alta no Figma, foi feito em 5 dias.

Aprendi que:
- é difícil vencer a tentação de reinventar a roda
- Buscar os reais "porquês" vai te mostrar o que deve ser explorado 
- Confie no processo
- A não levar questões de “ux” para os stakeholders
- Uma pesquisa bem feita vai te mostrar o caminho
- UI não é um bicho de 7 cabeças, o Figma é seu amigo 

Foi um projeto desafiador, mas muito estimulante. Descobrir novos mercados e diversos modelos de negócio, traz um olhar mais apurado em relação ao que o cliente precisa e não o que ele quer.


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Obrigada pela leitura :)

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